PROJETOS




Nossa missão é Valorizar a Memória e a Cultura Popular Potiguar. Nosso objetivo é socializar nossas informações e ações com outros Pontos de Culturas, Centros e Iniciativas Culturais, curiosos, admiradores, professores e estudantes do folclore e da cultura popular... Junte(m)-se à Nós! compartilhe(m) nossa Identidade Cultural e História


HISTÓRICO


O Ponto de Cultura BoiVivo é um Projeto em Ação da República das Artes, associação de arte e cultura integradas que nasceu no ano de 1997 a partir da junção de grupos artísticos de diversas expressões e linguagens. Hoje em dia, caracteriza-se como Entidade do 3º Setor com reconhecimento de Utilidade Pública Estadual.



Em 15 anos de História a Associação produziu mais 500 atividades artísticas e culturais nas áreas de teatro, circo, poesia, literatura, música, fotografia e cultura popular.


A República das Artes acredita que valorizar a arte popular é buscar o conhecimento das raízes da cultura local, trazer as estórias contadas pelos mais velhos a vida cotidiana, buscar na infância as brincadeiras de representar e despertar o brincante que existe dentro das pessoas quer seja num teatro, num circo, na rua, na cidade grande ou interior do Nordeste. Nesse sentido, para a associação as representações da cultura popular potiguar devem ser investigadas, estimuladas e principalmente valorizadas. 


Dentre as muitas manifestações populares, a associação optou por pesquisar e trabalhar o Boi de Reis por entender ser necessário um reencontro com raízes populares, com o ritual de festejo para a construção de uma identidade cultural sólida. 


Atualmente os grupos de Boi de Reis passam por diversas dificuldades devido a não valorização da manifestação pelos mais jovens, à falta de incentivo, à sua própria desorganização estrutural.  Além disso, os mestres desse folguedo já possuem idade avançada e na maioria dos grupos não encontram sucessores para a perpetuação de suas atividades.


A República das Artes como produtora de artes, como movimento social e de luta cultural, sentiu a necessidade de desenvolver um projeto que tivesse como objetivo valorizar e tentar minimizar o desgaste dos grupos folclóricos, valorizando e incentivando a tradição raiz de seus trabalhos.  Especificamente a manifestação do Boi de Reis pela sua história cultural e pela sua força como o auto popular mais diversificado, de miscigenação, como movimento folclórico e transformador. 


O principal foco desse projeto é desenvolver ações de revitalização estrutural e funcional e circulação  do Boi de Reis sem que ele perca sua originalidade e paralelo a isso trabalhar a relação dos idosos do Boi de Reis com os jovens das comunidades por meio de oficinas estimulando estes últimos a conhecer e pesquisar essa manifestação, para que a valorização e interesse surja por meio do conhecimento.


+Elos: 
www.facebook.com/pontodoboivivo



CONTATOS
[84] 8731-8500 (Oi)
[@] leniltonlima@uol.com.br + leniltonllima@hotmail.com
[Tt] @leniltonlima + www.twitter.com/leniltonlima
[Fb] www.facebook.com/leniltonlima